Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Classe Trematoda

- Os Trematodas são todos parasitas. Seus corpo é revestido por uma resistente cutícula que os protege de qualquer agressão vinda dos seus hospedeiros.
- Namaioria desses vermes, a boca rodeada de ventosas está na extremidade anterior, comunicando-se com a faringe musculosa ligada ao intestino ramificado. Pode haver ventosa na parte ventral.
- Sistema digestório incompleto.
- Não há sistema excretor, ocorrendo pela epiderme assim como os cestódeos.
 Esquistossomose
 A esquisossomose, ou "barriga d'água" é causada pelo Schistosoma mansoni, um trematódeo que parasita no sistema porta hepático, um conjunto de veias que liga o intestino ao fígado. São dioicos com dimorfismo sexual. O macho tem cerca de 15 mm de comprimento e a fêmea cerca de 20mm. Durante a cópula, a fêmea se abriga em uma cobertura longitudinal do macho denominada canal ginecóforo.
Após ser fecundada, a fêmea coloca seus ovos em pequenas veias da parede intestinal. Os ovos, por ação mecânica e de enzimas, rompem essas veias e passam parao interior do intestino , sendo eliminados com as fezes do hospedeiro, podendo chegar ao ambiente caso as fezes não sejam eliminados em locais adequados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário