Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curiosidades sobre os platelmintos

 - A taenia saginata pode chegar a um tamanho ainda maior que a solitária, podendo medir aproximadamente 10 metros e chegar até 23 metros.
  -> Estima-se que aproximadamente 60 milhões de pessoas estejam infectadas com a taenia saginata.

- A taenia solium (solitária) é um dos maiores vermes do mundo, chegando de 4 a 7 metros, sendo o récord mundial de 14 metros (sem fontes declaráveis).

- Diferente do que pensam, ocelos não são responsáveis pela visão dos tubelarios , porém auxilia na localização de alimentos e predadores.

- Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há uma cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

- Existem aproximadamente 1.500 espécies de planárias aquáticas e terrestres de vida livre.

  -> As planárias de água doce mais facilmente encontradas são do gênero Girardia.
  -> Espécies de vida livre são principalmente carnívoras.
   ->Intestino tripartido (um ramo anterior e dois posteriores).

- A esquistossomose, conhecida como barriga d'água, atinge 200 milhões de pessoas em 74 países, com cerca de 200 mil mortes por ano.

- Muitas espécies são simbiontes de equinodermatas, crustáceos e peixes.

- Foram os primeiros a apresentar simetria bilateral

- Os ocelos não formam imagens.

- Os platelmintos são os primeiros animais a possuir centros nervosos com ações mais coordenadas e respostas mais elaboradas aos estímulos.

- Cada proglotide da tênia pode se autofecundar ou fecundar as proglotide vizinha através de um poro genital, tornando-se proglótide grávida.

- A esquistossomose é uma infecção produzida por cada uma das três espécies de esquistossomo: Schistosoma haemotobium, Schistosoma japonicum e Schistosoma manson

- Em laboratório, num labirinto com caminhos brancos e pretos, uma planária levava um choque sempre que escolhia o caminho preto. Então ela se virava para o caminho pintado de branco. Após o "treinamento", a planária passou a atravessar o caminho sem errar, escolhendo apenas os atalhos brancos.
  -> Experimentos diversos também indicaram que platelmintos não "treinados", mas alimentados com carne de platelmintos "treinados", atravessaram corretamente o caminho, mostrando que essa aprendizagem fica memorizada no organismo do animal. (Nada comprovado ainda)

- Segundo a OMS, a esquistossomose é uma doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas na América Latina, África e Ásia, provocando aproximadamente 800 mil mortes por ano! Essa doença está em expansão no Brasil, se concentrando na região Nordeste, etambém em algumas cidades do Sul e do Sudeste, devido ao elevado índice de pobreza edepredação ambiental nessas regiões.

- A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia solium. Neste caso, ocorre no corpo humano aquilo que se verifica no porco. Os embriões penetram na corrente sangüínea e podem se alojar em órgãos diversos, como os pulmões e o cérebro, onde formam cisticercos. As larvas no cérebro podem provocar dores de cabeça, convulsões, alterações visuais e até a morte.
  -> Alguns remédios são utilizados na tentativa de destruir os cisticercos, mas, muitas vezes, é feita uma cirurgia para extraí-los.

- A fêmea do esquistossomo  é maior do que o macho, onde ambos medem respectivamente aproximadamente 20 milímetros e 15 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário