Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curiosidades sobre os platelmintos

 - A taenia saginata pode chegar a um tamanho ainda maior que a solitária, podendo medir aproximadamente 10 metros e chegar até 23 metros.
  -> Estima-se que aproximadamente 60 milhões de pessoas estejam infectadas com a taenia saginata.

- A taenia solium (solitária) é um dos maiores vermes do mundo, chegando de 4 a 7 metros, sendo o récord mundial de 14 metros (sem fontes declaráveis).

- Diferente do que pensam, ocelos não são responsáveis pela visão dos tubelarios , porém auxilia na localização de alimentos e predadores.

- Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há uma cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

- Existem aproximadamente 1.500 espécies de planárias aquáticas e terrestres de vida livre.

  -> As planárias de água doce mais facilmente encontradas são do gênero Girardia.
  -> Espécies de vida livre são principalmente carnívoras.
   ->Intestino tripartido (um ramo anterior e dois posteriores).

- A esquistossomose, conhecida como barriga d'água, atinge 200 milhões de pessoas em 74 países, com cerca de 200 mil mortes por ano.

- Muitas espécies são simbiontes de equinodermatas, crustáceos e peixes.

- Foram os primeiros a apresentar simetria bilateral

- Os ocelos não formam imagens.

- Os platelmintos são os primeiros animais a possuir centros nervosos com ações mais coordenadas e respostas mais elaboradas aos estímulos.

- Cada proglotide da tênia pode se autofecundar ou fecundar as proglotide vizinha através de um poro genital, tornando-se proglótide grávida.

- A esquistossomose é uma infecção produzida por cada uma das três espécies de esquistossomo: Schistosoma haemotobium, Schistosoma japonicum e Schistosoma manson

- Em laboratório, num labirinto com caminhos brancos e pretos, uma planária levava um choque sempre que escolhia o caminho preto. Então ela se virava para o caminho pintado de branco. Após o "treinamento", a planária passou a atravessar o caminho sem errar, escolhendo apenas os atalhos brancos.
  -> Experimentos diversos também indicaram que platelmintos não "treinados", mas alimentados com carne de platelmintos "treinados", atravessaram corretamente o caminho, mostrando que essa aprendizagem fica memorizada no organismo do animal. (Nada comprovado ainda)

- Segundo a OMS, a esquistossomose é uma doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas na América Latina, África e Ásia, provocando aproximadamente 800 mil mortes por ano! Essa doença está em expansão no Brasil, se concentrando na região Nordeste, etambém em algumas cidades do Sul e do Sudeste, devido ao elevado índice de pobreza edepredação ambiental nessas regiões.

- A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia solium. Neste caso, ocorre no corpo humano aquilo que se verifica no porco. Os embriões penetram na corrente sangüínea e podem se alojar em órgãos diversos, como os pulmões e o cérebro, onde formam cisticercos. As larvas no cérebro podem provocar dores de cabeça, convulsões, alterações visuais e até a morte.
  -> Alguns remédios são utilizados na tentativa de destruir os cisticercos, mas, muitas vezes, é feita uma cirurgia para extraí-los.

- A fêmea do esquistossomo  é maior do que o macho, onde ambos medem respectivamente aproximadamente 20 milímetros e 15 milímetros.

Exercícios resolvidos sobre platelmintos

Questões:

01. (FUVEST) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da:

a) planária
b) ostra
c) drosófila
d) barata
e) aranha


02. Dugesia tigrina é um verme que possui o corpo achatado dorsoventralmente. Apesar de inferior, ele apresenta uma característica evoluída. Trata-se da(o):

a) simetria bilateral;
b) hermafroditismo;
c) ausência de celoma;
d) corpo segmentado;
e) sistema digestório completo.


03. (FUVEST) Os platielmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tênia) apresentam:

a) a espécie humana como hospedeiro intermediário;
b) um invertebrado como hospedeiro intermediário;
c) dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo;
d) dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados;
e) um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.


04. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:

a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
b) comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;
c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;
d) nadas em lagoas desconhecidas e andar descalço;
e) andar descalço e comer verduras mal lavadas.


05. (PUC) O doente que apresenta cisticercose:

a) foi picado por triatoma;
b) nadou em água com caramujo contaminado;
c) ingeriu ovos de tênia;
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;
e) andou descalço em terras contaminadas.


06. (MED. SANTA CASA) Das características abaixo, qual não serve para mostrar que os platielmintos são mais adiantados que os celenterados:


a) simetria bilateral, com diferenciação antero-posterior e dorsoventral;
b) presença de células nervosas;
c) mesoderma como um terceiro folheto germinativo;
d) camadas e feixes de músculos, possibilitando movimentos variados;
e) gônadas internas, com ductos reprodutores permanentes e órgãos copuladores.


07. (MED. SANTOS) Devido ao seu modo de vida, certos animais são inteiramente desprovidos de sistema digestório, como, por exemplo:

a) Schistosoma mansoni
b) Dugesia tigrina
c) Lumbricus terrestris
d) Hydra sp
e) Taenia solium


08. (FUVEST) Qual das doenças abaixo não é transmitida por um inseto:

a) Doença de Chagas;
b) Malária;
c) Filaríase;
d) Esquistossomose;
e) Úlcera de Bauru.


09. (FUVEST) Dos parasitas do homem, comuns no Brasil, o que é transmitido por um caramujo é:

a) Ascaris
b) Taenia
c) Plasmodium
d) Schistosoma
e) Trypanosoma


10. (FUVEST) Nos cisticercose, o homem pode fazer o papel de hospedeiro intermediário no ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia). Isto acontece porque:


a) ingeriu ovos de tênia;
b) andou descalço em terras contaminadas;
c) foi picado por "barbeiro";
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;
e) nadou em água com caramujo contaminado.



Resolução:

01. A 02. A 03. C 04. A 05. C    
06. B 07. A 08. D 09. D 10. A 











Classe Trematoda

- Os Trematodas são todos parasitas. Seus corpo é revestido por uma resistente cutícula que os protege de qualquer agressão vinda dos seus hospedeiros.
- Namaioria desses vermes, a boca rodeada de ventosas está na extremidade anterior, comunicando-se com a faringe musculosa ligada ao intestino ramificado. Pode haver ventosa na parte ventral.
- Sistema digestório incompleto.
- Não há sistema excretor, ocorrendo pela epiderme assim como os cestódeos.
 Esquistossomose
 A esquisossomose, ou "barriga d'água" é causada pelo Schistosoma mansoni, um trematódeo que parasita no sistema porta hepático, um conjunto de veias que liga o intestino ao fígado. São dioicos com dimorfismo sexual. O macho tem cerca de 15 mm de comprimento e a fêmea cerca de 20mm. Durante a cópula, a fêmea se abriga em uma cobertura longitudinal do macho denominada canal ginecóforo.
Após ser fecundada, a fêmea coloca seus ovos em pequenas veias da parede intestinal. Os ovos, por ação mecânica e de enzimas, rompem essas veias e passam parao interior do intestino , sendo eliminados com as fezes do hospedeiro, podendo chegar ao ambiente caso as fezes não sejam eliminados em locais adequados.



Classe Cestoda

Os cestódeos, cujos principais representantes são as tênias (do grego tainía, fita), são endoparasitoses, isto é, habitam no interior de outros organismos, vivendo à sua custa.
O corpo achatado, recoberto por uma epiderme resistente à ação das enzimas digestivas do hospedeiro, é dividido em cabeça (escólex), colo e corpo (estróbilo).
- Não apresentam sistema digestório, assim os nutrientes obtidos nos hospedeiros passam pelas células por difusão através da epiderme.
- São hermafroditas e realizam a autofecundação, em todas as proglótides, podendo uma fecundar a outra
ou a si mesmas através de um poro genital.
Após a fecundação, os ovos são recobertos por uma resistente camada de células depositadas no interior do útero da proglótide, que assim passa a ser chamada proglótide grávida. Dentro de cada um desses ovos, desenvolve-se um embrião de tênia, com seis ganchos, chamado oncosfera ou embrião haxacanto (hexa = seis ). As proglótides grávidas separam-se da tênia e saem nas fezes do hospedeiro, podendo contaminar o ambiente.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Classe Turbellaria

- O grupo inclui cerca de 3000 espécies, distribuidas por ambientes terrestres úmidos, marinhos e de água doce.
- O corpo das planárias está coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme, que se subdivide em músculos circulares e longitudinais, serve apenas para torcer e virar o corpo, por isso então o nome da classe Turbellaria, que significa redemoinho.
- A boca localiza-se na região ventral e está ligada a uma faringe flexível e musculosa (probóscide ou protraída), que pode sair pela boca para sugar os alimentos.
- Seu tubo digestório é ramificado e revestido de células secretoras de enzimas digestivas que digerem em parte o alimento, o restante ocorre no interior das celulas da sua parede intestinal.
- O sistema excretor é formado por um conjunto de células chamadas solenócitos, ou células flama. Estas possuem tufos de cílios que, ao rebaterem, lembram a chama de uma vela. Os batimentos ciliares puxam os resíduos metabólicos das células, coletando-os em um sistema de canais que os envia para fora do corpo através de poros excretores, também chamados nefridióporos.
- São seres monoicos (hermafroditas). Cada indivíduo possui as gônadas masculinas e femininas, (testículos e ovários).
- Sua fecundação é interna e cruzada , ou seja, é necessário que duas planárias copulem, trocando gametas entre si. Durante a cópula, o pênis, ou órgão copulador, de uma planária penetra no poro genital da outra planária até o receptáculo seminal. Ao ejacular os espermatozóides, estes percorrem os ovidutos até encontrarem os óvulos.
- Após esta fecundação cada planária deposita um casulo no ambiente pelo poro genital, contendo ovos. Onde se desenvolvem novas planárias de forma direta.
- Possuem alto poder de regeneração, podendo então fragmentar seu corpo num processo de reprodução assexuada natural chamado de fissão transversal. Que dão origem a novos seres, este processo também pode ser induzido experimentalmente.






Características gerais

- São os primeiros a apresentar simetria bilateral, e os primeiros animais triblásticos (ectoderme, mesoderme e endoderme; durante o desenvolvimento embrionário), a apresentar sistema muscular e excretor, sendo a amônia seu principal resíduo nitrogenado que excreta.
- Animal acelomado.
- Organismo preenchido por parênquima originado na mesoderme.
- Não possui sistema respiratório e circulatório, suas trocas gasosas ocorrem na epiderme por difusão.
- Seu sistema nervoso é composto por cordões nervosos longitudinais.

Origem do Filo

Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Possuem um corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy : 'achatado'; e helmin : 'verme').
Os platelmintos, que compreendem em torno de 13 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam em animais diversos, especialmente vertebrados.
Medindo desde alguns milímetros podem chegar a metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, nutrientes do organismo hospedeiro.